Home > Aromaterapia > Aromaterapia na prática  

Aromaterapia na prática

 

Banhos terapêuticos

Banho de assento

Os banhos de assento podem ser feitos em uma banheira de assento ou numa bacia grande, molhando apenas a região entre a cintura e a parte alta das pernas, incluindo a região genital.

Eles proporcionam ao organismo melhor condicionamento preventivo e terapêutico frente aos problemas de saúde. Eles produzem reações benéficas do sistema nervoso e imunológico, atuam sobre a circulação sanguínea e sobre o metabolismo, favorecendo o regulamento térmico. Sua ação sobre os órgãos eliminatórios ativa a expulsão de substâncias nocivas presentes no organismo.

Os banhos de assento ajudam muito em caso de celulite, cólicas menstruais, infecções nos órgãos genitais, corrimentos e hemorróidas. Você poderá acessar as receitas clicando aqui.

Dicas importantes:

- Sente-se com água suficiente para cobrir seu corpo até o umbigo e mantenha as pernas para fora da banheira ou bacia, de preferência apoiadas confortavelmente.

- Mantenha-se vestido ou envolto em toalhas secas da cintura para cima, para não correr riscos de golpes de ar.

- A mulher deve evitar os banhos de assento durante o período menstrual e durante a gestação;

- O banho deve terminar, pelo menos, meia hora antes das refeições ou deve ser feito, no mínimo, duas horas após as mesmas. Isso previne problemas digestivos;

- Não devemos submergir as extremidades (pés, mãos e antebraços) na água durante o banho. Isso dispersa o efeito.

 

Escalda-pés

Os escalda-pés são indicados para tratar fungos, frieiras, dores e calos. O escalda-pés é excelente para revigorar o ânimo após um dia de trabalho usando sapatos muitas vezes desconfortáveis, após longas caminhadas e exercícios físicos de qualquer natureza. Há quem aplique pelo simples prazer de sentir os pés relaxados, perfumados e hidratados. Você vai ver como sentir-se-á descansado e relaxado.

Mergulhe os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C) até a altura dos tornozelos. Funciona como um santo remédio contra o estresse. Na água do escalda-pés acrescente:

- Óleo essencial de eucalipto: combate cansaço e livram as pernas da sensação de peso; lavanda e melaleuca ajudam a relaxar. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes. O óleo essencial é aplicado da seguinte maneira:

10 gotas de óleo essencial (você pode misturar os 3 óleos indicados acima, totalizando 10 gotas) diluídas em 10 ml de óleo vegetal e 1 colher (sopa) de leite.

- Sal: duas colheres de sopa de sal na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço.

Recomenda-se repetir esse escalda-pés três vezes por semana para combater infecções causadas por fungos.

Voltar

  

 

  

 

Web Designer Silvia Schaefer                                                                                                                 versão 2007