Home > Cromoterapia > Radiações e o espectro visível

Cromoterapia -

Radiações e o espectro visível

Definição científica de cor: "Onda eletromagnética de luz com determinado comprimento de onda". Do ponto de vista da física, a luz do sol ou de uma lâmpada é uma radiação eletromagnética - assim como o som, o calor, o forno de microondas, os raios X, o controle remoto, as ondas de rádio, o ultra-som, o sinal da televisão e o do telefone celular. Mas cada radiação eletromagnética tem um comprimento de onda e uma vibração, específicas.

A faixa de luz que vai do vermelho ao violeta é chamada de espectro visível. O olho humano percebe as cores básicas deste espectro com muita distinção, a saber: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

 

A luz visível é uma radiação eletromagnética, assim como o ultra-violeta e o infra-vermelho. Cada cor tem um determinado comprimento de onda, medido em nanômetros (nm). Por exemplo, a cor vermelha tem comprimento de onda de 700 nm.

 

A figura abaixo mostra que a luz branca ou solar, quando atravessa um prisma de cristal, se decompõe nestas cores básicas.

Luz branca decomposta em suas cores básicas ao atravessar um prisma.

Na natureza, podemos observar esse fenômeno em proporções gigantescas: a luz do sol atravessando uma região de chuva — que funciona corno prisma — se decompõe na forma de um semi-círculo colorido a que chamamos arco- íris. E uma demonstração do que é o espectro visível.

De modo inverso, a combinação das cores chamadas primárias (vermelho, amarelo e azul) recompõe a diversidade de cores possíveis, conforme a proporção da mistura das radiações. Curiosamente, a cor branca é obtida quando são misturadas as radiações das sete cores básicas.

Disco de Newton

Podemos observar esse fenômeno construindo um dispositivo muito simples, chamado Disco de Newton. Foi o cientista inglês Sir Isaac Newton (1642-1727) que descobriu o espectro visível. Suas experiências provaram que a luz do sol era decomposta nas cores do arco-íris, através de prismas de vidro e quartzo. E mais: existia uma luz monocromática, isto é, de uma só cor, que não podia ser decomposta.

Voltar

  

 

  

 

Web Designer Silvia Schaefer                                                                                                                 versão 2007