Home > Aromaterapia > Artigos  

Artigos - Aromaterapia

Diferença entre essência e óleo essencial

Os óleos essenciais são substâncias voláteis (que evaporam com facilidade) extraídas de plantas aromáticas.  Essas substâncias orgânicas, puras e extremamente potentes são considerados a alma da planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas. Portanto, constituem matérias-primas de grande importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia.

Em outras palavras, os óleos essenciais contém os princípios ativos destas plantas, ou seja, aquelas moléculas que agem sobre o organismo, causando uma determinada ação, como por exemplo, a cura de doenças.

Em contrapartida, essência é a denominação convencional para um preparado natural, geralmente elaborado a partir de extratos de flores maduras, plantas ou ainda arbustos ao qual se agrega álcool natural como conservante. O resultado é uma solução hidroalcoólica diluída que não possui princípios farmacêuticos ativos e que por este motivo não apresenta nenhum efeito fisiológico, biológico ou orgânico. Os preparados normalmente se administram via oral ou em forma de difusão para aromatizar ambientes e não apresentam toxicidade para as doses habituais.

Mas então essências não devem ser utilizadas?

Sim, podem e devem ser utilizadas, pois apesar de não terem efeitos fisiológicos, provocam efeitos no campo psicológico. Isso é possível pelo bem estar que um cheiro gostoso pode trazer ao ser humano. Por exemplo, por que usamos perfumes? Usamos para nos sentir bem, confiantes, com sensação de limpeza e cuidado com o corpo. Então, um perfume trás benefícios para quem usa, mesmo não tendo o poder de curar uma doença.

Da mesma forma, um aroma gostoso no ambiente provoca sensações de tranqüilidade, bem estar e aconchego. Quem não gosta de entrar em casa e sentir-se acolhido por um suave e agradável perfume? É extremamente relaxante.

Pelo acima exposto, podemos ter certeza que tanto óleos essenciais quanto essências podem ser utilizados, desde que o objetivo da sua utilização esteja bem claro.

Se você tem uma doença respiratória e quer obter melhoras, faça uma inalação com óleo essencial de eucalipto (clique aqui para aprender como). Mas se você quer apenas relaxar em um ambiente aromatizado, escolha uma essência de sua preferência e curta a sensação. Você vai ver como ambas as técnicas funcionam perfeita e maravilhosamente bem.

Voltar

  

 

  

 

Web Designer Silvia Schaefer                                                                                                                 versão 2007